Qual o material das caixinhas da CS?

abril 10, 2024

Você sabia que as nossas caixinhas são feitas de 100% em LATÃO?

Esse material é uma liga metálica obtida atráves da junção / fusão de dois materiais diferentes: o cobre e o zinco. Como existem inúmeras aplicações do latão em diferentes indústrias, a porcentagem de zinco pode variar de 3% até 45% do todo da liga a depender da função que o produto final terá.

Para a nossa utilização, seja nas caixinhas de bijuteria ou nos calçados, utilizamos aproximadamente 35% de zinco e 65% de cobre. E é exatamente por isso que vemos as caixinhas com uma cor mais avermelhada / alaranjada (cor do cobre).

A maior concentração de cobre no latão irá garantir que o material seja mais maleável, aspecto esse que é de extrema importância para o processo de fabricação dos nossos chatões.

Basta olhar para o nosso catálogo para entender isso. Temos desde caixinhas que são basicamente retas com poucas variações, até caixinhas que são dobradas, conformadas e repuxadas, o que requer muito da versatilidade desse material.

Porém, a necessidade de maleabilidade do latão traz consigo um ponto: o custo. Devido ao cobre custar mais que o zinco, obviamente quanto mais do primeiro a liga tiver, mais ela custará.

Parênteses rápido: analisando isso é possível entendermos algumas alternativas que empresas encontram para “driblar” o custo correto do material. Seja diminuindo a porcentagem de cobre na liga ou, como costumamos ver em acessórios advindos da China, adicionando outros metais mais baratos, como o ferro. Mas isso é tópico para outro blog.

Entendido o que é o latão e como basicamente funciona para fazê-lo, nos resta entender o porquê desse material ter sido escolhido para ser utilizado na bijuteria e nos acessórios de calçados.

Inicialmente, o principal ponto para o surgimento do latão no nosso seguimento foi ele ser uma alternativa mais barata para os metais preciosos, que até então vinham sendo utilizados em joias: o ouro e a prata.

Além disso, foi o material que permitiu o manuseio mais fácil, por conta da liga, permitindo soldas, limpezas e acabamento. Sem contar o brilho dele depois de trabalhado, se assemelhando em muito ao ouro.

Conseguiram entender os principais pontos sobre o latão? O objetivo aqui foi explicar o que é o material, como ele e constituído e o porquê de ter sido adotado em larga escala no nosso ramo.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, nosso time de vendas está pronto para te ajudar. Basta nos chamar no WhatsApp através do (19) 99930-4503 que será um prazer.

Até o nosso próximo tema!

plugins premium WordPress
Rolar para cima