Qual a diferença entre os tipos de pedra?

janeiro 8, 2024

O brilho da pedra faz toda diferença na composição das peças e deixa seu produto final muito mais atraente. Se você tem dúvidas sobre a diferença entre as pedras acrílicas, strass, vidro e zircônia, chegou a hora de saber tudo sobre esse assunto. Para facilitar ainda mais, nós da CS Bijouterias colocamos os 4 tipos de pedra na imagem desse blog e vamos mencionar respectivamente ao longo da explicação.

Acrílicas (Lemon Azul) – Esse tipo de pedra imita o brilho do cristal, porém o material é um polímero (plástico) e não deve ser levado à altas temperaturas, ou seja, não se recomenda o banho das peças com essa pedra. Quando for utilizar essa pedra, recomendamos soldar o modelo primeiro, banhar e somente no final cravar as pedras.

Esse tipo de pedra é especialmente utilizada em enfeite para calçados e cabedal de chinelo, pois além dos vários formatos, é leve e tem diversidade em cores, além do brilho vibrante. Você irá encontrar no mercado as côncavas que são utilizadas nas nossas caixas altas e as pedras cabochão/ base reta para utilizar nas nossas caixas baixas. Todas têm o espelho (película prateada no fundo).

Strass (Redondo vermelho) – Uma das pedras mais tradicionais do mercado e amplamente utilizada em bijuterias. Esse tipo de pedra é côncava (tem aquele “biquinho” no fundo) e também tem espelho (uma película que pode ser prata ou dourada). Você vai encontrar diferentes qualidades dessa pedra no mercado.

As medidas do strass têm uma nomenclatura bem específica, chamada “SS” (vide tabela abaixo, comparando as medidas em milímetros e SS). Essa pedra é ideal para nossos chatões fechados, pois o espelho impede que o fundo de latão seja refletido na pedra e tire o seu brilho.

Vidro (Gota roxa) – O vidro é uma imitação da zircônia, porém com poucas facetas, menos brilho e mais transparente. Há uma grande diferença em preço também, sendo bem mais barato que a zircônia de primeira linha. Geralmente você vai encontrar essa pedra em diversas cores e quanto mais colorida menos problema você terá com a transparência.

Recomendamos não utilizar essa pedra em caixas com fundo para não refletir o latão e escurecer a pedra. Outra diferença entre elas é a dureza. A zircônia é bem mais dura e a pedra de vidro é mais frágil podendo quebrar ou lascar. O trabalho de cravação é delicado e deve ser feito com cuidado em qualquer pedra para evitar riscos e quebras, mas recomendamos especial atenção com as pedras de vidro que são mais delicadas. Se sua linha de bijuterias requer pedras bem coloridas e com um preço mais acessível, essa é sua melhor escolha.

Zircônia (Coração cristal) –  Há no mercado diferentes linhas de zircônia e você consegue identificar qual a melhor pela quantidade de facetas (quanto mais, melhor) e também pelo peso – uma zircônia de qualidade é mais pesada que uma de linha inferior. Elas são divididas por categorias: AAA são as pedras de primeira linha e AA de segunda linha.

Atualmente a zircônia é a pedra mais utilizada em bijuterias, por seu brilho intenso e qualidade. Temos a linha de galerias que são ideais para esse tipo de pedra. Uma vez que são caixas vazadas, permitem o máximo brilho desse material. Se você quer transmitir classe e sofisticação, essa é a melhor opção para seu produto.

Ficou alguma dúvida? Gostaria de indicação de fornecedores que vendem as pedras? É só chamar no Whatsapp (19 99930-4503) que nós da CS teremos o maior prazer em te ajudar.

plugins premium WordPress
Rolar para cima